04/02/2019 às 20:52

8 DICAS E CUIDADOS PARA FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO NEWBORN

1290
4min de leitura

A fotografia de recém-nascidos - mais conhecida como Newborn - , entre 5 e 15 dias de vida, é um dos mercados com maior crescimento no Brasil nos últimos anos, mas o que muitos pais não sabem, na hora de contratar um estúdio ou fotógrafo, é que a prática de registrar os primeiros dias de vida de um bebê precisa de conhecimentos específicos que excedem os aspectos técnicos do retrato. O profissional precisa saber sobre a fisiologia dos pequenos e tomar muitos cuidados em relação a sua integridade física. Então, você deve estar se perguntando quais são os cuidados na hora de registrar as imagens para garantir segurança, transmitir confiança aos pais e obter resultados com beleza e impacto.

A Gisele Carone, sócia-fundadora do Mukua Kids, referência em estúdio de fotografia especializado no universo gestante, bebê e infantil, é responsável pela produção e posicionamento do recém nascido para os ensaios e separou algumas dicas. Confira:

1. Visite o estúdio antes de fechar o ensaio 

Mesmo que seja indicação e você saiba que o trabalho é impecável, é importante ir até o local para conhecer e se familiarizar, afinal, cada pessoa tem as suas exigências e particularidades, além de conhecer os profissionais que farão o trabalho.

2. Preste atenção na higiene do estúdio e dos profissionais

Os recém nascidos possuem um sistema imunológico frágil, sendo assim, estão mais sujeitos a infecções, por exemplo. É imprescindível que o ambiente todo esteja sempre limpo. Preste atenção na higiene do local, veja se o fotógrafo e assistente se preocupam em higienizar as mãos com álcool em gel e se utilizam máscaras para se aproximar do bebê. A segurança do newborn vem antes da foto bonita.

3. Certifique-se de que todos os objetos utilizados na sessão estejam higienizados e sejam próprios para recém nascidos

Mantas e acessórios devem estar lavados com sabão indicado para recém nascidos - se não pode causar alergia - e isso deve acontecer antes de cada sessão, mesmo que não estejam aparentemente sujos, esclareça. “Veja também se estão embalados adequadamente até você usar para o seu ensaio, pois desta forma evitará o acúmulo de germes e bactérias”, destaca Gisele.

4. Nunca deixe o bebê sozinho

Os ensaios são feitos na presença de uma assistente que, mesmo nas poses mais simples, está o tempo todo ao lado do bebê para acalmá-lo e garantir a sua segurança. Principalmente em fotos específicas em que ele aparece com a cabeça apoiada sobre as mãos ou está na vertical, que são realizadas com montagem de duas ou mais imagens nas quais a assistente o sustenta de formas diferentes.

5. Informe-se se a assistente tem experiência em manusear e posicionar o bebê

Atualmente, existem muitos profissionais qualificados no mercado, mas também os que não fizeram nenhum curso especializante para saber como posicionar um recém nascido, podendo colocar em risco a sua integridade física. Tem casos ainda de que o próprio fotógrafo posiciona e fotografa. “Preste muita atenção! Informe-se! Pois é a vida do seu filho que está em “jogo”. Parece algo tão simples, mas não é! Profissionais corretos e que trabalham por amor tomam esse cuidado e posicionam os bebês de forma certa para não correr o risco de machucá-los por forçar uma posição, por exemplo”, alerta Gisele.

6. Temperatura do ambiente

A sala específica para o ensaio deve estar climatizada entre 26ºC e 30ºC. Porém, o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê, por isso, deve sempre prestar atenção aos sinais de frio e calor que ele possa demonstrar. Um termômetro a vista mostra que o profissional realmente se preocupa com isso!

7. Respeite o ritmo do bebê

O recém nascido deve estar calmo, se sentir bem ambientado podendo mamar e trocar fralda. “Cada um tem o seu ritmo, desconfie quando um estúdio estipula horário para acabar um ensaio newborn, pois quem sabe até que horas vai é apenas o bebê”, explica Gisele. “O mais importante é mantê-lo calmo e aconchegante para que possa dormir tranquilo enquanto fotografamos”.

8. Opte por estúdios que fotografam em cima de mesas próprias

“Já falamos nas dicas anteriores e repetimos que os recém nascidos são muito frágeis, por isso é mais humano e seguro fotografá-los sob uma mesa específica”, explica Gisele. Essa é uma forma da assistente ficar mais próxima do bebê devido a altura da mesa, o que acaba dando mais firmeza  e segurança na hora de posicioná-lo para fotografar.

9. Restrição médica

Um bom profissional sempre pergunta aos pais se o bebê tem alguma restrição médica para saber como trabalhar.

“Acho importante ainda ressaltar que nem todos os bebês ficam em todas as poses, pois eles já têm as suas preferências”, explica a sócia-fundadora do estúdio Mukua Kids. “E isso deve ser sempre respeitado, cabendo à assistente e ao fotógrafo usarem e abusarem da criatividade!”, conclui.

04 Fev 2019

8 DICAS E CUIDADOS PARA FAZER UM ENSAIO FOTOGRÁFICO NEWBORN

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Bebê dicas dicasnewborn ensaio newborn ensaionewborn maternidade parto recém nascido

Quem viu também curtiu

04 de Fev de 2019

Same day - A nova sensação em Festa Infantil

Olá, Tudo bem? Em que podemos ajudar? Prazer, Brunno e Gisele. Sinta-se a vontade em nos chamar no Whats.
Logo do Whatsapp